IDEIAS, ESTRATÉGIAS E BOAS PRÁTICAS PARA SUA EMPRESA

IDEIAS, ESTRATÉGIAS E BOAS PRÁTICAS PARA SUA EMPRESA

COMO ESCALAR NA NUVEM

Com os serviços de SaaS, ficou mais fácil para qualquer empresa, de qualquer setor, apostar em modelos escaláveis. Saiba quais são as melhores ferramentas para automatizar rotinas, realizar operações complexas e ganhar eficiência.

Um dos maiores impactos do surgimento das ferramentas Saas (software as a service) foi a democratização da tecnologia, Até uma década atrás, instrumentos como ERP eram exclusividade de empresas de médio e grande porte. Quem quisesse ter acesso a programas de gestão financeira, softwares de controle de estoque ou ferramentas de vendas precisava pagar caro para adquirir o sistema, e ainda gastar tempo e dinheiro fazendo a manutenção. Hoje, por uma taxa mensal, qualquer empreendedor pode utilizar tecnologias de ponta – e, dessa maneira, acelerar a escala do negócio.

“Com SaaS, as empresas pagam pelo consumo presente, não pelo projetado”, diz Fabio Stumpf, CEO do Solace Institute e instrutor do Projeto Empretec do Sebrae-RJ. Não é preciso investir em infraestrutura, O empreendedor concentra esforços no negócio, sem se preocupar com equipe de TI, servidores, Suporte, manutenção e atualizações, que ficam sob a responsabilidade dos fornecedores. Outra vantagem é poder consumir (e pagar) pelos serviços de acordo como estágio de desenvolvimento. As opções de software como serviço também evoluíram muito em direção à integração, possibilitando que empresas de qualquer porte automatizem processos e façam a gestão de todas as áreas de forma mais eficiente.

A contratação de todo serviço exige, no entanto, alguns cuidados. “É preciso ficar atento àidoneidade do fornecedor e à sua capacidade técnica, para não correr o risco de ver o serviço ser desconectado ou descontinuado sem aviso prévio”, afirma Stumpf. A recomendação é conferir a lista de clientes, pedir avaliações, conhecer melhor a estrutura de atendimento e saber quem são seus parceiros de infraestrutura.

Confira, a seguir, as ferramentas mais indicadas para cada área da sua empresa.

GESTÃO FINANCEIRA

A contabilidade e a gestão dos recursos do negócio ganharam agilidade e eficiência.

O que faz:

O sistema criado pela empresa cuida de toda a gestão da operação na nuvem, desde o fluxo de caixa até o relacionamento com clientes, passando por gerenciamento de vendas, emissão de notas fiscais e controle de estoques. O Orie também integra os sistemas de gestão de empresas com o de contadores, para envio automático de documentos. Em parceria com a fintech Weel. a empresa Omiexperience oferece uma ferramenta que ajuda pequenas e médias empresas na obtenção de crédito por antecipação de recebíveis. 

Quanto custa:

R$ 274 mensais (Simples Nacional, faixas 1a3); R$ 420 (Simples Nacional, faixas 4 a 6).

Também há planos para empresas com lucro presumido e lucro real.

O que faz:

O programa integrado de gestão cuida de todo o controle financeiro, gerenciando as contas a pagar e os recebimentos e oferecendo um sistema de fluxo de caixa em tempo real. Além disso, emite notas fiscais eletrônicas, gera boletos, controla estoque e compras, ajuda no cálculo dos preços de serviços e produtos e na gestão de vendas. Um conjunto de relatórios permite ter controle fino das finanças: é possível ter informações de vendas por cliente e saber quais são os produtos mais procurados, por exemplo.

Quanto custa:

R$ 69 mensais no plano Autônomos: R$ 109 no Micro R$ 139 no Pequeno: R$ 279 no Médio.

O que faz:

O serviço promete reduzir a poucos minutos por mês o tempo que micro e pequenas empresas dedicam à contabilidade. Para quem não tem empresa constituída, a contratação do serviço garante a abertura sem custo contábil. Para quem já está em atividade, a Contabilizei faz a portabilidade gratuitamente. A empresa, que atua em 30 cidades brasileiras, calcula guias de impostos, cuida da folha de pagamento e do pró-labore, faz imposto de renda e produz relatórios contábeis. Quanto custa A partir de R$ 89 mensais para empresas de serviço, e a partir de R$ 289 para negócios do varejo.

O que faz o programa integrado de gestão cuida de todo o controle financeiro, gerenciando as contas a pagar e os recebimentos e oferecendo um sistema de fluxo de caixa em tempo real. Além disso, emite notas fiscais eletrônicas, gera boletos, controla estoque e compras, ajuda no cálculo dos preços de serviços e produtos e na gestão de vendas. Um conjunto de relatórios permite ter controle fino das finanças: é possível ter informações de vendas por cliente e saber quais são os produtos mais procurados, por exemplo.

Quanto custa:

R$ 69 mensais no plano Autônomos: R$ 109 no Micro R$ 139 no Pequeno: R$ 279 no Médio.

VENDAS:

Ferramentas ajudam a prospectar clientes e cumprir metas.

O que faz:

Desenvolvido na Estônia, este CRM é gerenciado por meio de uma interface visual. É possível arrastar e soltar transações de uma fase do funil para outra, à medida que os contatos são finalizados. Toda a comunicação por e-mail com os clientes é realizada sem que seja preciso abandonar O sistema. Uma ferramenta ajuda os profissionais a escolher os negócios nos quais devem concentrar esforços. Os coordenadores de área contam com relatórios que mostram os problemas do processo, ajudando nas correções.

Quanto custa:

US$ 15 mensais por Usuário no plano Prata; US$ 29 no Ouro: US$ 59 no Platina.

O que faz:

Combina plataforma web e aplicativo móvel para manter equipes sempre por dentro das rotinas de venda, onde quer que estejam. A plataforma armazena todos os dados de contato de clientes, fornecedores e parceiros, faz o controle de follow-ups, lembrando os vendedores das visitas e dos compromissos marcados, e possibilita o acompanhamento em tempo real do funil de vendas. O Agendor pode ser integrado ao RD Station, ao Google Calendar e a sistemas de ERP.

Quanto custa:

Gratuito até dois usuários, com limite de cadastros e funções; R$ 36 mensais por usuário no Plano Pro.

O que faz:

Lançada em 2016, a ferramenta de inside sales ajuda empresas a melhorar a prospecção de clientes remotamente, seja por e-mail, telefone ou videoconferência. É possível estabelecer o roteiro para a execução de cada atividade e garantir maior produtividade da equipe de vendas. O Meetime oferece uma visão abrangente do trabalho de prospecção, como o número de leads abordados por cada vendedor, e permite Identificar gargalos, ajudando na tomada de decisões. A solução integra-se a ferramentas como RD Station, Pipedrive e Salesforce.

Quanto custa:

De R$ 6 mil a R$ 15 mil anuais.

O que faz:

O objetivo dessa ferramenta de engajamento de vendas é cativar o cliente em potencial e conduzi-lo até a conclusão da negociação. Os recursos da plataforma Incluem a criação de fluxo de cadência, ou seja, um plano de como e com que periodicidade as interações com os clientes potenciais devem ocorrer. O Reev permite programar o envio de e-mails para os melhores dias e horários, criar mensagens personalizadas e gerenciar o status de cada lead. A solução também oferece estatísticas, como taxa de abertura de e-mails, conversão, rejeição e resposta.

Quanto custa:

A partir de R$ 420 mensais.

MARKETING

Lojas físicas e virtuais podem usar o SaaS para atrair e fidelizar clientes.

O que faz:

A proposta desse sistema de marketing é ajudar empresas a fidelizar clientes. Tudo que o empreendedor tem de fazer é cadastrar os consumidores no programa de fidelidade. A partir daí, eles passam a receber promoções e recompensas, que podem ser resgatadas em um portal de relacionamento personalizado. O sistema organiza os dados para que o lojista conheça melhor sua clientela e direcione ofertas – seja para reverter experiências negativas, seja para compensar os mais engajados. Além da versão web, a SumOne oferece também o Companion PDV.

Quanto custa:

R$ 399 mensais, em média.

O que faz:

A plataforma de gerenciamento de marketing digital se tornou popular por oferecer a pequenas e médias empresas recursos para atrair visitantes qualificados e transformá-los em conversões. Entre as funcionalidades, estão a otimização de sites para ferramentas de busca, a gestão de redes sociais, a criação de campanhas de e-mail marketing e a classificação de leads. Também é possível saber o retorno de cada canal para o negócio. A plataforma conta com uma ampla rede de agências parceiras.

Quanto custa:

R$349 mensais no plano Basic, mais pacote de implementação obrigatório a partir de R$ 1.290.

ATENDIMENTO AO CLIENTE

Capricho no pós-venda ajuda a fidelizar o comprador

O que faz:

A plataforma de relacionamento centraliza os diferentes canais de contato com clientes, como e-mail,chat, telefone. página do Facebook e formulário na web. Todos os canais abrem chamados automaticamente no Octa desk para permitir respostas rápidas. É possível criar regras de atendimento, respostas padronizadas e formulários para diferentes cenários. A plataforma permite ainda analisar em detalhes a operação, com métricas de atendimento e monitoramento da satisfação do usuário.

Quanto custa:

R$ 69 mensais por agente, para um mínimo de três usuários, na versão Plus.

O que faz:

Com foco em serviços de suporte, reúne recursos para que empresas organizem e finalizem atendimentos rapidamente. A abertura dos chamados pode ser feita por portal na web, e-mail, chat, app ou SMS. Um painel permite a equipe acompanhar os atendimentos. Como o tempo é crítico em serviços de suporte, o sistema Inclui um programa que define alertas automáticos e evita que os limites de tempo sejam descumpridos. A plataforma também conta com pesquisa de satisfação.

Quanto custa:

R$ 69 mensais no plano Básico e R$ 115,99 no Avançado.

RH E GESTÃO DE PESSOAS

Desenvolver, engajar e reter talentos são as prioridades dessas soluções na nuvem

O que faz:

A solução de RH está no mercado desde Janeiro e já conquistou várias empresas de grande porte. Inspirado nas redes sociais, o software de gestão de pessoas entrega gerenciamento de metas. avaliações de desempenho, pesquisas corporativas e feedbacks continuos. O programa usa a metodologia OKR, segundo a qualo planejamento estratégico de uma empresa deve acontecer de forma colaborativa, e ser desdobrado em times para gerar engajamento. É indicado para empresas com 50 ou mais funcionários.

Quanto custa:

R$ 16 mensais por usuário para a versão completa, com redução do valor por Usuário de acordo com o volume.

O que faz:

A plataforma de RH digital faz avaliações de desempenho eldentificação de Influenciadores. Um dos destaques é o temômetro de engajamento. Com base no método eNPS (employee Net Promoter Score). é possivel medir o engajamento do time e comparar esse indicador com o mercado. O objetivo é reduzir o turnover. As ferramentas também ajudam a melhorar a comunicação Interna.

Quanto custa:

Gratuita para até dez usuários, para termómetro de engajamento; R$ 99 mensais, mais R$ 3 por colaborador, no plano Essencial; R$ 99, mais R$ 6 por colaborador, no Completo; e R$ 99, mals R$ 10 por colaborador, no Super.

GESTÃO DE PROJETOS E EQUIPES

Plataformas de gerenciamento ajudam a controlar metas, prazos e custos

O que faz:

Trata-se de uma solução de automação de processos, fluxos e aprovação que dispensa o trabalho de equipes de TI. A plataforma permite atribuir responsabilidades para a realização de tarefas e acompanhar prazos e entregas. O Pipety fornece relatórios de indicadores de desempenho da empresa e de cada colaborador. O sistema pode ser integrado com mais de 500 plataformas por meio do serviço Zapier.

Quanto custa:

Gratuito para até cinco usuários, com recursos limitados: US$ 9 mensais por usuário no plano Professional; US$ 18 por usuário no plano Business.

O que faz:

Pode ser usado Individualmente ou em equipes, para a organização de atividades ou gestão de projetos. Cada projeto tem o seu próprio quadro, onde ficam as listas de tarefas. Para Cada tarefa é possível adicionar descrição, comentários, listas de checagens, membros e datas de entrega. Os usuários podem integrar outros aplicativos ao sistema para ganhar funcionalidades são os Power-Ups. Há opções para vendas e suporte, RH, TI, marketing. comunicação, colaboração e design.

Quanto custa:

Gratuito para a versão básica; US$ 12,50 mensais por usuário para a versão Business Class.

O que faz:

O software de gestão de projetos, tarefas e fluxos é um aliado de empresas que têm dificuldade para controlar prazos e custos e avaliar o desempenho do time. A solução tem recursos interessantes, como um gráfico que estima o prazo de entrega de projetos levando em consideração o tipo de tarefas, os horários de trabalho e as prioridades dos profissionais envolvidos. Outro destaque é o contador automático de tempo de realização de tarefas. Relatórios detalhados oferecem um retrato da atuação de equipes e mostra quanto demandou cada tarefa, projeto e cliente.

Quanto custa:

R$ 59 mensais por usuário, com plano inicial de cinco usuários.

MEI

Softwares permitem ao microempreendedor controlar impostos, boletos e notas fiscais.

O que faz:

O aplicativo ajuda a simplificar a operação. Pelo app, é possível gerenciar e pagar impostos, fazer declarações anuais, obter relatório de lucros e receber suporte personalizado. Além disso, a conta virtual Smart Mei permite a geração de boletos e o recebimento de pagamentos em nome da empresa. Os empreendedores podem também realizar vendas com uma máquina de cartão de débito e crédito, que custa R$ 199 e funciona em parceria com o app.

Quanto custa:

R$ 15 mensais no plano Profissional, mais cobrança de tarifas para a realização de operações, como cobrança por boleto (R$ 5 cada), transferências, saques e depósitos (R$ 7 cada).

O que faz:

Para quem quer ser um microempreendedor individual, a ferramenta auxilia na obtenção de UM CNP) sem nenhum custo adicional. Para quem já é MEI, a startup dá uma força na contabilidade do negócio. O serviço inclui a declaração anual obrigatória, lembretes para o pagamento de impostos e orientações sobre emissão de notas fiscais, alvarás, inscrição estadual e alterações no CNP). Um aplicativo de celular possibilita o controle eo pagamento do boleto do INSS.

Quanto custa:

R$ 69,90 anuais.