VOCÊ SABE DEFINIR METAS MOTIVADORAS?

VOCÊ SABE DEFINIR METAS MOTIVADORAS?

 Alcance Crescimento Definindo Metas Inteligentes

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sf (lat meta1 Alvo, mira. 2 Fim a que se dirigem as ações ou os pensamentos de alguém. 3 Baliza, barreira, limite, marco, termo. (..) 6 Poste ou sinal que, nas corridas de cavalos ou nas regatas, indica o ponto final da carreira.

 

É provável que como bom empresário ou funcionário que é, você já tenha definido ou recebido metas de trabalho. Mas será que essas metas fazem sentido? Em que você tem se baseado para defini-las? Aí vão algumas informações que podem lhe auxiliar:

1.      Qual a diferença entre objetivos e metas?

Metas têm prazo de validade e são mais específicas. De um modo geral, um objetivo seria o “o que” da meta, enquanto a meta em si também envolve o “quando”. Também é possível que um objetivo envolva várias metas, por exemplo:

Se o objetivo da empresa é crescer 50%, algumas metas que podem estar envolvidas são: Reduzir os custos em 20% nos próximos 12 meses; aumentar as vendas em 15% no próximo semestre; Abrir uma nova filial em 18 meses.

 

2.     Faça metas espertas com a técnica SMART

SMART é uma ferramenta de definição de metas amplamente conhecida e utilizada. Basicamente, o SMART define que uma boa meta precisa ser: Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal.

 

  • S – Específica (Specific)

Uma meta pouco específica leva a um caminho: frustração. Quando você define, por exemplo, que quer emagrecer, é importante que reduza esse objetivo o máximo possível. Você pode, por exemplo, definir não apenas o peso mas um percentual de gordura ideal. Afinal, você pode perder muito peso de uma forma que não seja saudável e sustentável, e se não definir bem a sua meta, haverá a ilusão de tê-la atingido.

  • M – Mensurável

Como diz Peter Drucker, o que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Portanto, quando você deixa a meta “aberta”, sem determinar quais medidas usará para determinar se está na direção certa, você perde o controle do processo. Seguindo o mesmo exemplo, é como definir que quer emagrecer e não decidir quantos quilos: Você estará cumprindo seu objetivo se perder 500g em uma semana, mas isso pouco resultará em sua aparência ou condicionamento físico. No entanto, quando você define claramente que quer perder 10kg, você entende que ainda não atingiu seu objetivo ao perder 500g, mas ao mesmo tempo é capaz de constatar que está evoluindo rumo ao seu alvo.

  • A – Alcançável

 Metas precisam ser desafiadoras. Afinal, a ideia é te tirar da zona de conforto para que você vá além, perseguindo um objetivo. No entanto, uma meta que esteja fora da realidade pode causar o efeito oposto do esperado, e acabar desmotivando você e os demais envolvidos. No exemplo da perda de peso, podemos dizer que perder 50kg em 1 mês é uma meta fora da realidade, já em 6 meses é algo mais viável e continua desafiador. Trazendo para o mundo dos negócios, é importante considerar fatores internos e externos ao definir metas, para que você não caia na cilada delas parecerem inatingíveis.

  • R – Relevante

Pessoas são movidas por significados. A palavra motivação vem de motivo, razão. Parece óbvio, mas isso nos traz uma reflexão sobre o quão importante é manter em mente o porquê de se fazer o que faz. Esse é um erro fatal de muitas organizações: transmitem metas, tarefas e rotinas, mas raramente se empenham em comunicar o motivo das ações propostas. É fundamental para uma boa meta que ela seja importante para você os demais envolvidos.

  • T – Tempo

Ter um prazo é um ponto central de uma meta. Quando você determina que quer algo mas não define tempo para alcançar esse objetivo, você não se empenha em perseguir dia-a-dia aquele alvo, afinal chegar lá em 1 ano ou em 5 ainda será considerado sucesso. Quando você determina um prazo dentro do qual aquele objetivo precisa ser atingido, cada dia e cada escolha contam para ter êxito e viver a sensação de dever cumprido.

Algo que por vezes acontece nesse ponto são adiamentos: para criar a ilusão de ter cumprido a meta, pessoas frequentemente mudam o prazo que elas mesmas haviam determinado, ignorando o fato de terem falhado.

Falar sobre metas é interessante, pois muitas pessoas as temem por medo de fracassar. Mas é importante salientar que o fracasso é fundamental na evolução de qualquer pessoa. É preciso aceitar, entender e aprender com as metas não alcançadas, de modo que as próximas sejam criadas com mais entendimento tanto do cenário, quanto de si mesmo.

PRINCIPAIS INSIGHTS:

·        Defina suas metas da maneira mais específica possível;

·        Tenha equilíbrio entre o desafiador e o fora da realidade;

·        Mantenha em foco o motivo da meta, tornando-a motivadora;

·        Determine e seja fiel ao prazo;

·        Não tema o fracasso. Aceite-o, aprenda com ele e siga em frente!