TRANSPARÊNCIA PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES

TRANSPARÊNCIA PARA ATRAIR NOVOS CLIENTES

Quando decidiu abrir a própria imobiliária, Sergio Hoffmann, de 44 anos, já tinha experiência de mais de uma década na área. Foi a partir da análise dos erros e acertos desse mercado que ele identificou duas características muito valorizadas pelos clientes: a transparência e a ética nos negócios. Sergio conta que resolveu fazer dessas duas palavras o foco principal da Único Imóveis, empresa que atua com venda e locação de imóveis residenciais e comerciais no Brasil e nos Estados Unidos.

“Hoje, vivemos um momento difícil, existe essa confusão na política, muitos no mercado corporativo querem levar vantagem e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a questão da ética e da transparência. Decidi trabalhar com transparência, sem ficar escondendo nada do cliente. Isso tem feito nossa empresa crescer”, diz ele, acrescentando que muitos clientes chegam por indicação.

O empresário ainda destaca que gostar do que faz é fundamental para atingir resultados positivos. “Quando a gente faz o que gosta, faz com excelência e o dinheiro é consequência disso. Ter um negócio exige muitas horas de trabalho para que ele dê certo, é preciso paciência e perseverança.”

O consultor e especialista em gestão de negócios, Fabio Stumpf, acredita que Hoffmann está no caminho correto. Segundo ele, o desejo de atingir lucros a qualquer custo pode condenar o negócio à falência. “A ética e a transparência permitem que as empresas sejam duradouras. Elas devem estar em todas as relações da empresa, passando por colaboradores, fornecedores e clientes. Negócios são gerados por oportunidades, não por oportunismo”, analisa.

Boas práticas

Trabalhar com planilhas de custo abertas, manter contratos transparentes, estabelecer políticas de atendimento claras e abrir canais de comunicação com o cliente são algumas boas práticas já adotadas pelo mercado, segundo Stumpf. Ele ressalta que a transparência deve partir de ações realizadas dentro das empresas. “A ética deve funcionar dentro da organização, com painéis que mostrem a situação da empresa e ações de comunicação. Se a empresa passa por um problema, por exemplo, ela pode discutir isso com colaboradores para que eles participem. Envolver a equipe gera mais colaboração e comprometimento com os valores do negócio”, ensina.

Equipe alinhada

Para garantir que os valores de sua empresa não fiquem apenas no papel, Sergio Hoffmann conta que faz questão de comunicar as diretrizes à equipe com regularidade. Além disso, a seleção de novos colaboradores é criteriosa. “Procuramos pessoas que atuem com ética e respeito. Já tive que mandar embora funcionários que mentiram ou tentaram ludibriar clientes. O treinamento da equipe também é importante para que ela amadureça. Aqui, os colaboradores aprendem a ler contratos de locação e vendas, conhecem as dúvidas e perguntas fundamentais de quem está buscando um imóvel e são acompanhados diariamente”, enumera.

Processos

A transparência do negócio depende do acompanhamento detalhado de cada etapa, argumenta Hoffmann. Ele diz que dedica boa parte de seu tempo a acompanhar os principais processos da imobiliária. “O empresário não pode ficar isolado no escritório, ele tem que conhecer todos os processos da empresa, do atendimento ao cliente à finalização da venda. O dia a dia de trabalho é no campo. Nossos processos têm sido elogiados pela velocidade e pela excelência.”

O empresário também diz que procura oferecer atendimento personalizado a cada cliente. “A primeira etapa do nosso atendimento é uma conversa com o cliente para entender qual é o objetivo dele. Traçamos o perfil e sugerimos opções, orientamos sobre a busca de aprovação de crédito, sobre documentação. As pessoas procuram um consultor de imóveis porque acreditam que ele vai orientá-las. Quando esse trabalho é feito com qualidade, existem mais chances de fechar o negócio”, resume. Hoffmann conta que busca inspirações para seu negócio em reuniões para empresários. “Participo do Congresso para o Sucesso no Templo de Salomão e muitas de minhas decisões são baseadas na fé”, finaliza.

Veja 4 passos para aumentar a credibilidade de sua empresa

1º passo: Defina – Estabeleça a nova política de valores da empresa. Como sua empresa quer ser vista por clientes, fornecedores e colaboradores? Quais são os valores mais importantes?

2º passo: Espalhe – Estabeleça ações para disseminar os valores da empresa. É possível realizar capacitações de funcionários, desenhar novos processos e criar ações sociais no bairro em que a empresa está localizada.

3º passo: Consolide – Estabeleça ações para disseminar os valores da empresa. É possível realizar capacitações de funcionários, desenhar novos processos e criar ações sociais no bairro em que a empresa está localizada.

4º passo: Avalie – Empresa deve ter indicadores que garantam que as políticas estão sendo seguidas. É importante fazer avaliações constantes e implementar ouvidoria e atendimento ao cliente. Ter metas claras também ajuda a medir se a empresa está no caminho certo