MENINO DE 7 ANOS É DETIDO E ALGEMADO POR AGREDIR PROFESSOR

MENINO DE 7 ANOS É DETIDO E ALGEMADO POR AGREDIR PROFESSOR

— A saudade é definida como um sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa ou um lugar, ou à ausência de experiências prazerosas já vividas. É por isso que dizem que saudade é a presença da ausência. Existe uma conotação de nostalgia quando se pensa em saudade — explica a psicóloga e psicanalista Renata Bento.

Mesmo sendo retratada como um sentimento que dói, a saudade é a inspiração para diversas músicas e poemas. Mas é possível, sim, sentir dor física por causa dela. Além disso, a sensação de ausência pode desencadear alguns problemas de saúde.

— Ela pode fazer disparar uma depressão, sentimentos melancólicos ou outros fatores que podem prejudicar a saúde. A mente e o corpo caminham juntos. É possível que a dor da saudade seja sentida fisicamente — afirma Renata.

É preciso ficar alerta para que esse sentimento não deixe a pessoa “paralisada”. Em muitos casos, a ajuda de um psicólogo é fundamental para controlar a situação.

— Para evitar que a saudade interfira em nossa vida e na rotina de compromissos, devemos buscar compensar a lembrança antiga com novas experiências, tão ou mais prazerosas quanto as anteriores — orienta Paula Emerick, neuropsicóloga e fundadora da Solace Institute.

‘Tento lembrar deles sempre com alegria’

Em 1990, perdi meu irmão, que tinha 28 anos. Um ano depois meu pai faleceu. Foi difícil para nós. Éramos cinco e ficamos apenas as três mulheres. A morte do meu pai mexeu muito comigo. Fiz terapia para tentar entender tudo o que tinha acontecido. Em 2000, perdi minha mãe e dois anos depois, a minha irmã. Quem me conhece há pouco tempo nem imagina. A saudade bate de vez em quando, mas eu tento lembrar deles sempre com alegria, pois estão num lugar bom.

Respeitar a dor do outro é fundamental

 

Perder ou se afastar de alguém, algo ou lugar gera um estado de luto e a saudade faz parte dele. Se você é próximo a alguém que está passando por um momento de sofrimento, uma dica importante: não menospreze a dor do outro.

— Esse momento de luto precisa ser vivido. Só ficamos de luto quando perdemos o que amamos muito. É preciso que as pessoas acolham quem está passando por esse momento. O sentimento de saudade não pode ser nem banalizado nem ridicularizado. Não se pode medir a dor do outro usando como parâmetro suas próprias dores. Quem é próximo precisa promover um ambiente propício à recuperação — alerta Paula.

Para transformar em algo que faz bem

Viver o luto

Seja qual for o motivo que faça você sentir saudade, haverá um momento de luto que deve ser vivido. Ele é importante para o processo de recuperação

Arrumar uma distração

Durante o período de luto é importante procurar atividades que gerem prazer. Elas o ajudarão a desviar o foco da saudade

Manter a vida normal

Apesar de ser bem difícil, tente manter a rotina da vida. Esta atitude o ajudará a conviver melhor com o período de luto