EMPRESAS OFERECEM AJUDA NA GESTÃO DE NEGÓCIOS QUE ACEITAM PAGAMENTOS ELETRÔNICOS.

EMPRESAS OFERECEM AJUDA NA GESTÃO DE NEGÓCIOS QUE ACEITAM PAGAMENTOS ELETRÔNICOS.

Atrativos vão de aplicativos para organizar vitrines até softwares para controel de caixa

Por comodidade ou segurança, a troca do dinheiro em papel pelo cartão é realidade na maioria das carteiras há bastante tempo. E a mudança de hábito do consumidor, é claro, repercutiu nos negócios: a cada dia mais, os pequenos empreendedores buscam aceitar pagamentos eletrônicos. Na batalha por clientes travada pelas empresas que vendem as desejadas “maquininhas” vale, então, bem mais que baixar taxas de juros ou adesão. Os atrativos vão de aplicativos para organizar vitrines até softwares para controle de caixa.

— A simples competição por taxas não agrega tanto valor, pois o cliente fica volátil. Ou seja, se uma outra empresa oferece taxa menor a qualquer momento, ele pode migrar. A prestação de serviço é uma tendência e garante a estabilidade na carteira de clientes — diz Fabio Stumpf, que é diretor-executivo da consultoria Solace Institute.

A empresa de pagamentos móveis iZettle — cuja máquina mais barata sai por 12 parcelas de R$ 9,90 —, por exemplo, oferece um aplicativo.

— Os produtos podem ser cadastrados com fotos, dados de custos, variantes de modelos, e códigos de barras. Também permite ao empreendedor sempre ter em mãos as quantidades em estoque e preços praticados, entender quais produtos são os mais vendidos, entre outros benefícios — afirma o responsável pelas operações no Brasil, Daniel Bergman.

O consultor Fabio Stumpf alerta, porém, sobre a adesão aos serviços, de forma geral:

— O empreendedor acaba perdendo algumas liberdades de escolha e flexibilidade na operação do negócio.

Sistema concilia contas

Um problema frente ao crescimento do mercado de cartões e máquinas também inspirou outro empreendedor. Marcos Tadeu Ferreira Gomes, diretor comercial do Conciliador, conta que o sistema permite a auditoria diária dos recebíveis pelo lojista, manualmente impossível.

— Vimos que todo mundo estava aumentando as vendas, mas uma queixa constante dos empreendedores era que os recebíveis não batiam. O Conciliador serve para checar se você recebeu tudo que vendeu com cartão de crédito, débito ou benefício. E também checa se todas as taxas acordadas estão de acordo. Em cinco minutos, ele tem tudo conciliado diariamente e o lojista consegue acompanhar online o que está acontecendo — diz ele, exemplificando: — A gente já achou uma fraude em que a pessoa ia no estabelecimento comercial, trocava a maquineta por uma semana e a venda ia para a conta do fraudador, e não para o lojista. Pegamos cobranças indevidas e antecipações que não eram pedidas e eram feitas.

Segundo ele, para um empreendedor que não consegue checar o que recebe, a perda em relação a tudo que vende fica entre 3% e 6%. O custo da ferramenta online é de R$ 300 para a adesão e, mensalmente, de R$ 200. O sistema, é claro, gera provas para que o empreendedor possa ser ressarcido diante do problema identificado.

Outras opções

Pago – A Pago se especializou em criar soluções de meio de pagamento, como o Pago Conciliação ou um portal para auxiliar no controle e gestão da empresa. O preço das máquinas parte de 12 parcelas de R$ 49,90. Mais: pagocartoes.com.br.

Rede – Tem o portal Userede, que auxilia o cliente no gerenciamento e controle do seu estabelecimento. As máquinas são alugadas e os preços variam de acordo com os modelos. Ligue para: 4001-4433 ou 0800 728-4433.

Sumup – O portal “Minha Conta” permite registrar os funcionários que usam a mesma máquina e separar as transações feitas por cada um (com informações de valor, localização, momento da venda). Também possui integrações com outros softwares. A máquina mais barata pode ser comprada em 12 parcelas de R$ 9,90. Acesse: sumup.com.br.