QUIOSQUE PARA SHOPPING: 30 OPÇÕES DE FRANQUIAS

QUIOSQUE PARA SHOPPING: 30 OPÇÕES DE FRANQUIAS

Em meio a cenários econômicos desafiadores, as franquias de quiosque tiveram sua presença no mercado brasileiro ainda mais impulsionada ao apresentarem aos empreendedores modelos operacionais com rentabilidade mais interessante, popularidade e boa aceitação dos consumidores.

A ABF ainda informa que esta modalidade de operação faz parte de 7% das franquias que atuam no país, enquanto os modelos de loja correspondem a 90% das unidades franqueadas. Por outro lado, a Associação estima que os quiosques são responsáveis por movimentar cerca de 2,6 bilhões de reais todos os anos.

De acordo com o especialista em franquias da AGR Consultores, Roberto Vautier, as mudanças no cenário econômico são fatores impulsionadores para o crescimento das franquias de quiosque. “Com o crescimento da demanda por esse formato de negócio, já percebemos um aumento no preço do espaço para instalação nos shopping centers das grandes capitais. Atualmente, os quiosques representam apenas 0,15% do faturamento total do setor, porém, este número vem crescendo e a tendência é que ele triplique em um período de três anos”, explica.

Já Fábio Stumpf, consultor de negócios e diretor-executivo da Solace Institute, comenta que os custos para começar uma franquia de loja em shopping center podem ser altos e, por isso, a aquisição de um quiosque é uma ótima alternativa para quem sonha adentrar o universo do franchising “principalmente para os empreendedores que desejam adquirir mais experiência e pensam, em um futuro, empreenderem posteriormente em negócios com maiores investimentos”.

Muitas redes franqueadoras investiam em aberturas de unidades de franquias de quiosque por, inicialmente, exigirem valores de investimento mais baixos do que os modelos tradicionais. Com o aumento do movimento, as redes perceberam que o este formato de franquia também possui outro papel: o de preparar os empreendedores para, futuramente, administrarem unidades maiores.

FRANQUIAS DE QUIOSQUE PARA SHOPPING: VANTAGENS E DESAFIOS

A ABF destaca alguns pontos positivos ao investir em uma franquia de quiosque. Para a Associação, o primeiro deles é o baixo investimento, quesito importante para atrair empreendedores que possuem um determinado capital disponível para investir. Posteriormente, o custo ocupacional da unidade é mais baixo, como aluguel e outros tributos, além dos gastos operacionais. A mobilidade do ponto comercial é outro ponto positivo, que permite que o quiosque se movimente pelos corredores dos shoppings ou mude o local de atuação, caso o movimento de clientes esteja mais fraco.

Roberto Vautier endossa que este formato de franquia conta com direito à isenção de CDU (cessão de direito de uso) e, mesmo considerando que os quiosques instalados em shoppings precisam de dois turnos de funcionários, o franqueado necessita de uma equipe mais enxuta para a rotina da unidade.

“Outro ponto bacana é a maior proximidade com o cliente, uma vez que os produtos e equipamentos do quiosque estão amplamente visíveis, trazendo mais transparência e agregando valor ao relacionamento”, acrescenta Vautier. Para o especialista, as franquias de quiosque para shopping também se destacam com maior faturamento por metro quadrado, já que os empreendimentos costumam ocupar pequenas áreas em corredores de grande fluxo.

Fábio Stumpf destaca que o investimento em quiosque reserva aos empreendedores inúmeros pontos positivos, entretanto, é importante que o empreendedor esteja atento aos desafios “Administrar um negócio com espaço limitado requer do empreendedor uma melhor eficiência na otimização das compras, estoque, layout e processos operacionais. Outro ponto a se observar é na hora de assinar o contrato com o shopping”, afirma.

Entre as desvantagens está o contrato de curta duração que, ao mesmo tempo que permite que ambas as partes façam mudanças na renovação, também pode significar maior concorrência de outras franquias caso uma unidade não atinja os resultados esperados pelo dono do espaço em determinado período. “Muitos shoppings realizam contratos com prazos muito curtos, de um mês, três ou seis meses, o que precisa ser considerado para analisar se de fato toda a mobilização do quiosque para instalação e remoção cabem nos custos da operação”, explica Stumpf.

Como simplificação no ambiente da franquia, o especialista exemplifica as dificuldades de apostar em certas estratégias para atrair um maior número de clientes, como música ambiente, iluminação, espaço para descanso, perfumes disparados por difusores, entre outros itens comumente encontrados em uma loja.

CUIDADOS E TENDÊNCIAS DO QUIOSQUE PARA SHOPPING

Mesmo investindo em um modelo de negócio mais compacto, o franqueado precisa tomar cuidado com alguns pontos da administração. O mais importante é entender que uma franquia de quiosque também apresenta custos que precisam ser quitados todos os meses.

A localização do quiosque, como o shopping em que será instalado e também o local dentro do espaço comercial, precisam ser avaliados. Além de corredores de shoppings, as franquias de quiosque também podem ser instaladas em terminais, rodoviárias, galerias, aeroportosou outros espaços comerciais onde acha grande fluxo de visitantes. Portanto, é crucial avaliar se o shopping é a melhor opção para a marca, considerando fatores como custo de ocupação, público-alvo e concorrência.

Roberto Vautier esclarece que, ao iniciar um negócio de quiosque para shopping, é interessante que o empreendedor avalie se a rede atende ao perfil do público daquele espaço, além de estar alinhado com a economia, cultura e hábitos locais.

“O fluxo de pessoas em termos de volume é relevante, claro, mas o mais importante é entender a qualidade e potencial de consumo desse público. Não adianta ter uma praça de alimentação lotada se o público não é o mesmo que compra na sua loja”, afirma o especialista. As características do bairro e proximidades também devem ser estudadas pelo empreendedor para saber, por exemplo, se é uma área com potencial para expansão.

Por se tratar de um empreendimento instalado dentro de um ambiente comercial, o franqueado deve ficar atento à documentação. Segundo o Vautier, não existe um contrato padrão para lojas e quiosques, sendo importante analisar todas as cláusulas para que a parceria seja transparente. “Alguns contratos têm como base um aluguel fixo, já outros praticam o chamado aluguel de desempenho que se baseia nos resultados da loja ou quiosque”, explica.

O consultor de franquias destaca alguns segmentos que devem ser tendência para quem deseja investir em uma franquia de quiosque para shopping em 2019. “O segmento de alimentação tem mais destaque, com mais de 60% de todas as unidades existentes no país. Em seguida temos os negócios voltados para esporte, também o segmento de saúde, beleza e bem-estar, com 14% de participação. A tendência é que essa proporção diminua um pouco com a entrada de novos segmentos nesse modelo de negócio, como as franquias de serviços, moda e até o automotivo – que enxergou uma grande oportunidade de apresentar seus carros em um momento onde o cliente está descontraído, sem ter a obrigação de ter que adentrar em um uma concessionária”, exemplifica Vautier.

A seguir, selecionamos opções de franquias de quiosque para shopping. As informações e dados de negócio foram fornecidos pelas próprias marcas ou são divulgadas pela ABF.

1 - SEU CHURROS

Com fabricação própria, a Seu Churros comercializa desde 2014 churros artesanais e grand churros, produto servido junto com sorvete. A marca conta com modelos de negócio em bike, food truck, food trailer e quiosque, que apresentam investimento inicial a partir de 29 mil reais.

Investimento total: a partir de R$ 29,5 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 16 mil
Royalties: 3% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 8 a 12 meses

2 - CACAU SHOW

Atuando no mercado brasileiro desde 1988, a Cacau Show conta, atualmente, com mais de 2 mil unidades franqueadas em todo o país. A marca possui modelos de franquia de loja e de quiosque, que pode ser instalado em corredores de shoppings, galerias, metrôs, aeroportos e centros comerciais.

Investimento: R$ 30 mil a R$ 99,8 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil a R$ 40 mil
Royalties: 50% das mercadorias
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

3 - MUNDO CHEFF

A marca se posiciona no mercado com um diferencial: os clientes encontram a primeira franquia de utensílios culinários do país, certificada pela Associação Brasileira de Franchising. Os franqueados encontram três opções de modelo de franquia: corner, quiosque e loja.

Investimento: R$ 32 mil a R$ 180 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil a R$ 45 mil
Royalties: R$ 1,2 mensais
Faturamento médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

4 - CHOCOLATERIA BRASILEIRA

A Chocolateria Brasileira tem no cardápio barras, trufas e bombons, embalados individualmente ou em kits. Está no mercado desde 2015 e recentemente foi formatada no modelo de franquias, possuindo 12 unidades distribuídas pelo Brasil. A rede oferece dois modelos de quiosque, com ou sem cafeteria. Os dados a seguir correspondem apenas aos formatos de franquias de quiosque.

Investimento total: a partir de R$ 44,7 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 30 mil
Royalties: 5% sobre o faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 27 mil a R$ 42 mil
Prazo de retorno: 14 a 30 meses

5 - ARES PERFUMES

Com investimento a partir de 48 mil reais, a Ares Perfumes possui modelos de negócio em formato loja e quiosque. São 29 unidades pelo país que oferecem linha de perfumaria fina, com nutricosméticos, corpo e banho, maquiagem e fragrâncias de ambiente.

Investimento total: R$ 48 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 3% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 25 mil
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

6 - HASHTEC

Pertencente ao Grupo PLL, especialista em serviços de assistência técnica de celulares, a Hashtec é um modelo de franquias de reparo rápido de celulares – que demoram entre 30 a 40 minutos. Todos os meses, a marca registra mais de 40 mil reparos, além de trabalhar com regulação de sinistros, atendimento corporativo e venda de celulares seminovos.

Investimento: R$ 64,9 mil a R$ 129 mil
Taxa de franquia: R$ 19,9 mil
Royalties: R$ 1,5 mil mensais
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

7 - NYS COLLECTION

No mercado há mais de 20 anos, a NYS Collection Eyewear, marca norte-americana especializada em óculos, está presente em 40 países com mais de mil pontos de venda. No Brasil, a rede, que iniciou a expansão por franquias em 2014, soma mais de 20 unidades e planeja dobrar este número em um ano.

Investimento total: a partir de R$ 68,5 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: 15% sobre a compra
Faturamento médio: R$ 28 mil (modelo smart) a R$ 40 mil (modelo premium)
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

8 - IMAGINARIUM

Imaginarium foi criada em 1991 e se posiciona no mercado brasileiro como uma rede de lojas especializada em presentes criativos. Todos os anos, a marca lança 400 novos itens. Com 252 unidades franqueadas, os empreendedores encontram dois modelos de franquia: loja e quiosque.

Investimento: R$ 70 mil a R$ 95 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

9 - HAVAIANAS

Havaianas é uma das marcas mais tradicionais no mercado brasileiro, especializando-se na fabricação e venda de sandálias de borracha. O modelo de quiosque conta com uma seleção de produtos da marca e a loja deve ter área de 8 a 12 metros quadrados, localizada dentro de shoppings centers.

Investimento total: a partir de R$ 75 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: não informado
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 6 a 36 meses

10 - FLAVORED POPCORN

A Flavored Popcorn trabalha com a venda de pipocas em vários sabores. A franqueadora atua principalmente no modelo de quiosque, que pode ser instalado em shoppings, aeroportos, parques, cinemas, rodoviárias, arenas e hipermercados. Existe também a opção de quiosque móvel para atender eventos.

Investimento total: R$ 76 mil a R$ 93,5 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: 15% das compras
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 12 meses

11 - BALONÈ

A Balonè é uma marca que comercializa acessórios, especialmente voltada ao público feminino na faixa dos 25 anos. A empresa oferece um mix de produtos variado, contando com opções de joias e bijuterias. A área para o quiosque é de seis metros quadrados.

Investimento total: a partir de R$ 83 mil
Taxa de franquia: R$ 12 mil
Royalties: 23% sobre o faturamento
Faturamento médio: a partir de R$ 25 mil
Prazo de retorno: 18 a 36 meses

12 - ÁGUA DE CHEIRO

Com modelos de franquia tamanho tradicional e de quiosque, Água de Cheiro tem mais de 40 anos de experiência no mercado e já conta com 200 unidades em todo o Brasil. O modelo de quiosque é o que tem menores custos de investimento, pedindo capital a partir de 84 mil reais. São duas opções de tamanhos para a estrutura do quiosque, que pode ser com área de seis ou nove metros quadrados.

Investimento: R$ 87 mil a R$ 95 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: 40% das compras
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: de 18 a 22 meses

13 - RETRÔGOL

A Retrôgol trabalha com a venda de artigos esportivos, principalmente relacionados ao universo do futebol – camisetas, canecas, linha infantil e acessórios. Os preços de venda dos produtos podem ser definidos pelo próprio franqueado.

Investimento total: R$ 90 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: R$ 790
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

14 - ICE CREAM ROLL

O quiosque é o formato exclusivo de franquia da Ice Cream Roll, rede de franquias de sorvetes. São dois tamanhos disponíveis, com foco de instalação em shopping centers. A franquia trabalha com sorvete tailandês, preparado na hora com base em uma mistura cremosa e com um mix de ingredientes escolhidos pelo consumidor, formando rolos de massa aerada.

Investimento total: R$ 90,2 mil
Taxa de franquia: R$ 23 mil
Royalties: 6% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 32 mil
Prazo de retorno: 13 a 16 meses

15 - D-UNHAS

A marca é uma rede de franquias voltadas para cuidado das mãos e dos pés. Atuando no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, a D-Unhas se preocupa com os cuidados da imagem pessoal, oferecendo aos clientes atendimentos e serviços que a diferenciam da concorrência. O franqueado pode atuar em modelo de franquia de loja ou quiosque.

Investimento: R$ 95 mil a R$ 190 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil a R$ 85 mil
Royalties: R$ 1.760 mensais
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

16 - THE BODY SHOP

A marca é especialista na produção e venda de produtos voltados para o cuidados de beleza e bem estar. Todos os produtos são naturais e fabricados sem testes em animais. Fundada em 1976, a rede conta com 125 unidades franqueadas somente no Brasil.

Investimento: R$ 98,5 mil a R$ 175,4 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 60%
Faturamento médio: R$ 41 mil
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

17 - STERNA CAFÉ

A rede de franquias de cafeteria possui diversas opções de pontos, localizados em shoppings ou prédios comerciais, onde os públicos predominantes são das classes A, B e C. O ponto escolhido passará por aprovação da franqueadora, o qual pode ser próprio ou alugado, desde que esteja de acordo com as características pré-estabelecidas para viabilidade do negócio.

Investimento total: R$ 99,7 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: não informado
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

18 - SD MAKE UP

Pertencente ao Grupo Sobrancelhas Design, os quiosques da SD MAKE UP, marca de maquiagem do Grupo SD, acabam de chegar ao mercado de franquias e contam com faturamento médio de 40 mil reais.

Investimento total: R$ 100 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 8% sobre o faturamento
Faturamento médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: 18 meses

19 - L’OCCITANE AU BRÉSIL

Fundada em 2009 e em expansão por franquias desde 2009, a marca é especialista em cosméticos e perfumaria. Os produtos são fabricados com extratos naturais. Atualmente, a marca conta com mais de 100 pontos de venda em todo o Brasil.

Investimento: R$ 110 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 38% das compras
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

20 - CHAMPION

Inaugurada em janeiro de 2016, a Champion Empada & Café oferece produtos salgados e doces em geral: são 27 recheios diferentes de empada, coxinhas, quibes, 33 sabores de bolos, doces e cafés variados. A rede tem 12 lojas no total e sete são quiosques. Para 2018, a previsão é criar de oito a dez novos pontos de venda.

Investimento total: a partir de R$ 100 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 37 mil
Prazo de retorno: 12 meses

21 - FINI

Pertencente ao Grupo Sánchez Cano, líder multinacional no mercado de balas de gelatina, mashmallows e chicletes, a Fini está presente em mais de 80 países. No Brasil, são 66 unidades franqueadas operadas em modelo quiosque a partir de sete metros quadrados ou até uma loja mais ampla, acima de 30 metros quadrados.

Investimento: R$ 120 mil a R$ 170 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: R$ 2,5 mil mensais
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

22 - EMPÓRIO DO AÇO

Com investimento em expansão por franquias desde 2012, a Empório do Aço possui mais de 300 unidades franqueadas no Brasil, Estados Unidos e Europa. Os clientes encontram mix variado de produtos, como joias masculinas, femininas, aneis, pulseiras, correntes e brincos. A marca ainda trabalha com linhas de brindes corporativos, pet e piercings.

Investimento: a partir de R$ 120 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: R$ 2.595 fixos mensais
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

23 - YES! COSMETICS

Atuando desde 200 no segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar, a Yes! Cosmetics conta, atualmente, com mais de 40 unidades franqueadas. A marca possui linha própria de produtos, entre perfumaria, higiene pessoal, hidratantes corporais, maquiagens e acessórios. Os clientes encontram alta qualidade e preços mais acessíveis.

Investimento: R$ 120 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: 30% das compras
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

24 - SUNGLASS BRASIL

A marca é especializada na venda de óculos de sol relógios e, atualmente, possui oito unidades em diferentes regiões do país. Os franqueados podem investir em um modelo de franquia de loja ou de quiosque. As franquias são projetadas de forma inovadora, criando uma atomosfera descomplicada e moderna de vender óculos.

Investimento: R$ 129 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: 1% das vendas brutas
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 30 a 36 meses

25 - SÓBRANCELHAS

Com 188 unidades franqueadas, sendo 173 no Brasil e 15 no exterior, a Sóbrancelhas atua desde 2013 no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar. A marca é especializada na produção e embelezamento do olhar, com cuidados próprios para as sobrancelhas.

Investimento: R$ 129,4 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Royalties: 8% do faturamento total
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

26 - LOFT

A franquia atua no nicho de produtos tecnológicos, oferecendo aos clientes mais de mil itens com design exclusivo e inovação em produtos eletrônicos e acessórios para smartphones. A marca foi fundada em 2013 e expandiu por franquias dois anos mais tarde. Atualmente, a Loft conta com 50 unidades franqueadas.

Investimento: R$ 150 mil a R$ 160 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: 6% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 85 mil
Prazo de retorno: de 10 a 12 meses

27 - BLUBBLEKILL

A marca se posiciona no mercado a partir de um conceito de gastronomia inovadora, como uma casa de chás. Os clientes encontram bebidas diversificadas e mais de 1000 combinações entre os produtos, que podem ser feitos a base de frutose ou bubbles. Fundada em 2016 e em expansão por franchising desde 2017, a rede conta com 72 unidades franqueadas em todo o país.

Investimento: R$ 167,9 mil
Taxa de franquia: R$ 58 mil
Royalties: 3% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

28 - LOUCOS POR COXINHA

A rede atua no segmento de fast-food desde 2014 e, atualmente, conta com 30 unidades franqueadas instaladas em oito cidades. Os clientes encontram coxinhas e churrs em cones e, os franqueados, podem investir em uma franquia modelo quiosque para shopping.

Investimento: R$ 182 mil a R$ 190 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

29 - MR MIX MILKSHAKES

Atuando há mais de 10 anos no mercado, a Mr Mix Milkshakes é uma rede de franquias especializada na venda de milkshakes e sorvetes. Fundada em 2006 e com aposta em franchising em 2008, a rede conta, atualmente, com 126 unidades franqueadas em diversos estados do país. O franqueado pode atuar em modelo de franquia de loja ou de quiosque.

Investimento: R$ 188,9 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: 8,5% das compras
Faturamento médio: R$ 35 mil
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

30 - REI DO MATE

A Rei do Mate foi inaugurada no mercado brasileiro na década de 1970 e se transformou, atualmente, em uma das maiores redes de alimentação do país. A marca é especialista na venda de mate gelado, mate com leite em pó e outros sabores do chá com frutas. Os clientes também encontram opções de lanches como pães de queijo, salgados, sanduíches e doces. A rede conta hoje com 300 unidades franqueadas.

Investimento: R$ 261 mil a R$ 350 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 29,5 mil
Royalties: 4% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: de 36 a 48 meses