BLOG

Condições meteorológicas influenciam a saúde e as emoções do corpo humano.

As condições meteorológicas exercem uma grande influência sobre o corpo humano. Foi o que concluiu um grupo de cientistas da Universidade de Manchester, no Reino Unido, que verificaram o aumento da dor crônica em dias chuvosos e sem sol. O tempo também pode provocar alteração nas emoções, apontam especialistas, que relacionam o tempo nublado e frio a reações de isolamento social e tristeza.

Para tentar entender a relação entre o clima e as dores crônicas, os pesquisadores britânicos coletaram informações de milhares de voluntários que mantinham um registro diário de suas dores. O estudo durou 18 meses e apontou que, quando aumentava o número dias ensolarados, a duração de dores severas relatadas diminuía. E aumentava quando o tempo tornava-se mais úmido e com menos horas de sol.

 

A exposição à luz do sol estimula a produção de substâncias responsáveis pelo bom humor, como a serotonina e a dopamina, explica a psicóloga e presidente da Solace Institute, Paula Emerick, explica:

— Em dias mais quentes, luminosos e longos, as pessoas têm mais ânimo para sair e interagir. Estimula-se, assim, o convívio social.

Já em dias escuros e com temperatura baixa, as reações mais típicas são de hibernação e isolamento social maior.

— Em dias assim, a possibilidade de surgirem mais facilmente momentos de tristeza e solidão aumenta, podendo se converter até no que chamamos de depressão sazonal — diz Paula.

Aplicativo ajuda estudo

Os cientistas da Universidade de Manchester, utilizaram um aplicativo de telefone celular para que os 9 mil voluntários britânicos relatassem diariamente como se sentiam e se sofriam com algum tipo de dor. O dispositivo cruzou os dados com as condições climáticas da região em que estava cada participante. Os voluntários eram moradores das cidades de Leeds, Norwich e Londres.

Além das conclusões às quais a pesquisa chegou, especialistas em psicolgia lembram que existe também uma condição à qual as pessoas estão sujeitas em função da mudança de estação: a depressão sazonal.

As características comuns de quem sofre disso são: o aumento de horas de sono, a mudança no apetite e a alteração de humor. Nas mulheres, os sintomas tendem a piorar em função da tensão pré-menstrual.

‘O sol é um poderoso remédio natural’

Entrevista a Maura de Albanesi - Mestre em Psicologia pela PUC-SP

Qual a relação do clima com o corpo humano?

O meio ambiente tem uma conexão direta com as pessoas. Somos seres homeotérmicos, ou seja, nossa temperatura normal varia entre 36 e 37 graus. Qualquer coisa fora disso é desconfortável.

O tempo chuvoso sempre é negativo?

Há pessoas que gostam da chuva e do frio. Elas associam ao aconchego, à família e às boas lembranças.

E quem precisa trabalhar à noite?

Nós fomos biologicamente programados para dormir à noite. O natural é que o organismo fique desregulado, em desequilíbrio. Além disso, o sol é um poderoso remédio natural.

Quais as consequências de ficar acordado à noite?

Fadiga, sonolência de dia, déficit de atenção, de memória e raciocínio, além de predisposição a problemas cardiovasculares e metabólicos.

Alguns cuidados para não ter tempo ruim

Beba bastante água: Quando a umidade relativa do ar está baixa, o cuidado básico e que deve ser tomado por todos, em especial idosos e crianças, é hidratar o corpo, bebendo bastante água.

Mantenha a casa limpa: Quanto mais seco o clima, mais poeira no ar, aumentando a incidência de doenças respiratórias provocadas por ácaros e fungos.

Sono mais fresquinho: O ideal é dormir em local arejado e umedecido. Os ambientes podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios de água e até umidificadores.

Lubrifique os olhos: Para evitar a secura e a irritação do olhos, o soro fisiológico é uma ótima opção. Use colírios apenas com a prescrição de um especialista.

Cuide da pele: Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes e demorados, além de minimizar o uso

de sabonetes em barra, que são mais agressivos, e buchas.

Prepare-se: Comece uma adaptação, principalmente psicológica, para a mudança de estações.

 

https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/condicoes-meteorologicas-influenciam-saude-as-emocoes-do-corpo-humano-20130290.html

Todos os Direitos Reservados | Solace Institute

Desenvolvido por Tec Software | YourSite